sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CENTO E CINCO CASAIS PARTICIPAM DE CASAMENTO COMUNITÁRIO EM PAU DOS FERROS NESTA SEXTA (13)

A cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, recebe hoje (13) edições especiais dos programas Justiça na Praça e Justiça e Escola, realizados pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do RN. Às 19h, na Praça da Matriz, 105 casais oriundos de Pau dos Ferros e outros municípios da região irão oficializar sua união civil perante a juíza Fátima Soares, no casamento comunitário promovido pelo TJRN em parceria com a Prefeitura Municipal e cartórios locais.

Na noite de ontem (12), mais de 70 pessoas compareceram à sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para assistirem a uma palestra preparatória sobre o evento, tendo como tema “Família: concepções, direitos e deveres” e “Importância do Casamento”. O coordenador dos casamentos comunitários, servidor do NAPS Rossini Pimentel, falou para um auditório lotado sobre assuntos como o respeito entre os casais, diálogo, perdão, superação de dificuldades no relacionamento, filhos, além de explicar como deverá ocorrer a celebração de hoje.

Além de 43 casais oriundos de Pau dos Ferros, a celebração contará com casais dos municípios de São Francisco do Oeste (34), Francisco Dantas (10), Riacho de Santana (6), Água Nova (5), Rafael Fernandes (4) e Encanto (3).

Segundo o coordenador, cerca de 780 casais oficializaram sua união este ano em eventos promovidos pelo NAPS do Tribunal de Justiça. Os casamentos comunitários são uma chance para casais de baixa renda obterem o Registro Civil de Casamento sem custos. Muitos dos participantes já vivem juntos, mas por dificuldades financeiras ou outras situações, não têm o reconhecimento legal dessa união. "Muitos de vocês irão reafirmar um amor já construído, formalizando perante à Justiça, essa união".
O Núcleo irá realizar ainda mais dois casamentos comunitários em dezembro: no dia 2, na Zona Norte de Natal, com a participação de 203 casais; e no dia 11, na comarca de Campo Grande, com 120 uniões.

Do TJRN

Nenhum comentário: