sábado, 14 de junho de 2014

TODA ÁREA DO CIDADE JUNINA ESTÁ SENDO MONITORADA POR CÂMERAS



Uma das preocupações do município dentro da realização do Mossoró Cidade Junina é disponibilizar um sistema de segurança eficiente que possa suprir o tamanho do evento. Meses antes de iniciar as festas os órgãos de segurança preparam toda uma estratégia de segurança que possa garantir tranquilidade aos frequentadores da programação junina.

O sistema de monitoramento do Mossoró Cidade, instalado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, é uma das estratégias mais eficientes adotadas para o evento que tem registrado sucesso nas edições anteriores. Numa estrutura totalmente equipada, quinze homens, auxiliados por 32 câmeras, comandam as ocorrências que possam surgir ao longo da festa, tendo acesso inclusive, as áreas consideradas vulneráveis. 

Major Macedo, coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró, explica que todas as unidades operacionais são cadastradas e todas as informações chegam ao serviço de monitoramento. O Ciosp, da Polícia Militar, é quem comanda o centro de controle. O contato é feito por meio de rádio frequência, dessa forma, evitando ocupar o 190. Ele explica que por meio de contato direto com as equipes policiais que estão na rua, às ocorrências são realizadas em questão de segundos.

“Toda essa estratégia é implantada com a proposta de manter a agilidade nas ocorrências e isso tem surtido efeitos”, frisa. A estrutura está montada há três dias e começou a ser utilizada desde a última quinta-feira.
O comando da Guarda Municipal, Júlio César, disse que a segurança é a parte mais trabalhada do evento. Nesse sistema trabalham conjunto Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Instituto Científico de Polícia (ITEP) e demais órgãos de segurança. 

“Toda essa estrutura que foi montada garante uma eficiência muito grande nas ações da polícia. A prioridade do Mossoró Cidade Junina é proporcionar segurança para os que vem curtir a festa”, disse. 
Júlio acrescenta ainda que a Secretaria Estadual de Segurança Pública tem apoiado o Cidade Junina mobilizando recurso para estas ações.

Nenhum comentário: