quarta-feira, 3 de junho de 2015

BANCOS DEVEM REDUZIR DINHEIRO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS CAIXAS ELETRÔNICOS

Devido ao crescente número de assaltos e arrombamentos, os bancos em várias localidades do país devem reduzir o dinheiro disponível e o horário de funcionamento de caixas eletrônicos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ainda não divulgou detalhes de como será a mudança e nem se Mossoró está entre as cidades afetadas. Entretanto, a onda de insegurança nos bancos também tem sido sentida no Rio Grande do Norte.

Em Mossoró, o último ataque a banco aconteceu em setembro de 2014. O alvo dos criminosos foi um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que foi desativado após dois arrombamentos, prejudicando estudantes.

"Nós alunos fomos prejudicados porque, devido à falta de segurança, os caixas eletrônicos, onde muitos sacavam até mesmo os valores de bolsas de pesquisa, não foram mais reativados. Isso faz com que, além de termos de gastar mais tempo para irmos a uma agência no centro da cidade, também nos sentimos desprotegidos dentro da Universidade", diz o estudante Caio Rodrigues. 

Somente em janeiro deste ano, o RN registrou cinco casos de explosão ou arrombamento de caixas eletrônicos, todos no intervalo de uma semana. Ao longo deste ano, já foram registrados, em média, 20 ataques a agências potiguares.
Os ataques ocorrem, principalmente, em cidades do interior. No entanto, a falta de equipamentos de segurança, além dos altos valores disponíveis, são apontados por especialistas como facilitador de ataques também em Mossoró. 

No ano passado foram registrados 37 ataques a agências bancárias potiguares. Já no ano de 2013, foram 46 ocorrências, sendo que em 19 houve uso de explosivos. As explosões de caixas eletrônicos representaram 13,5% do total de ataques no ano passado. Conforme levantamento divulgado pelo jornal “Bom Dia Brasil”, no começo deste ano o Rio Grande do Norte é um dos estados com maior incidência de explosões a caixas bancários.
RN registrou 5% das mortes em assaltos a bancos no país em 2014
Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ramo Financeiro (Contraf), em parceria com a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), mostrou que o RN registrou três mortes em assaltos envolvendo bancos, o que representa 5% dos 66 óbitos em todo o país nestas circunstâncias. Mesmo com população absoluta menor, o RN obteve o mesmo índice de mortalidade em assaltos a bancos que os estados da Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul.

O estado em que mais pessoas morrem neste tipo de ocorrência é São Paulo, que, sozinho, representa 30% dos óbitos em ataques a agências bancárias no país, com 20 mortos. Já os estados de Tocantins, Roraima, Piauí, Ceará e Amazonas registraram apenas uma morte em assalto a bancos cada, ou 1% do total.


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: