quinta-feira, 20 de março de 2014

EMPARN REGISTRA CHUVAS EM 81 CIDADES DO RN, NO DIA DE SÃO JOSÉ

Jaçanã, no Seridó, tem registrado chuvas fortes nos últimos dias


As chuvas que caíram no Dia de São José renovaram - como reza a crença popular - a esperança do sertanejo em ano de bom inverno. Em 81 municípios do Estado, maior parte no Oeste Potiguar, foram registradas precipitações de até 100 milímetros. O maior registro ocorreu em Portalegre, com 106 mm. Os dados são do monitoramento das últimas 24 horas (7 h da manhã de terça-feira até as 7 h da manhã de ontem) em 86 pluviômetros do Departamento de Meteorologia da Emparn.  Para os próximos dias é esperado chuvas em todas as regiões do Estado.
A continuidade se deve a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas na Região Nordeste do Brasil no período de fevereiro a maio, desde o início do mês. 

Mesmo com a baixa probabilidade de ocorrência regular de   chuvas no mesmo  nível ou acima (100 mm) das registradas ontem, o meteorologista da Emparn, prevê recuperação dos aqüíferos. 

Chuvas na média de 70mm no interior, analisa Gilmar Bristot, permitirão uma  recarga dos reservatórios em até 30% dos níveis registrado no início do mês. 

“Alguns reservatórios já começam a demonstrar mudanças. Em Serra Negra do Norte, o açude verteu água e no Armando Ribeiro Gonçalves há uma recuperação”, observa o meteorologista. As chuvas que caíram ontem em Patos (165mm), na Paraíba, também tem reflexo  no reforço para a recuperação dos reservatórios potiguares, uma vez que as águas escoam para a bacia do Rio Piranha. 
A TN não teve acesso aos níveis pelo sistema de monitoramento da Semarh, cujo site 
esteve em manutenção na tarde de ontem, nem conseguiu contato com o secretário da pasta, Leonardo Rêgo.

“Mantemos a previsão de fevereiro de chuvas dentro da normalidade, mas poderemos ter o mês de abril com maior incidência de chuvas no RN em relação ao mês de março”, observa o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

A mudança, antecipa o o chefe do setor de meteorologia, pode ocorrer caso se verifique “uma melhoria nas condições oceânicas”, com a manutenção do aquecimento das águas do Atlântico Sul e neutralidade do Pacífico que faria com que a Zona de convergência permaneça sobre a região Nordeste trazendo mais chuvas. “Diferente dos dois últimos anos (2012 e 2013), este ano as condições dos oceanos estão favoráveis a ocorrência de instabilidades tropicais associadas à ZCIT”, disse. 

A mudança de estação do verão para o outono a partir de hoje (20) também tem influência e pode “facilitar a ocorrência de mais chuvas, mas tudo isso será analisado ainda”, afirma Bristot. As previsões para o segundo trimestre (abril a junho) deve ser definido em reunião que acontece hoje e amanhã, em Recife.

O período chuvoso deve alterar o status de alguns municípios que apresentam quadro de “seco” e “muito seco”. Segundo dados da Emparn, no mês de janeiro 40 municípios foram classificados como seco e outros 52 municípios  no segundo grupo.

O quadro foi amenizado em fevereiro quando o número de municípios em situação mais crítica caiu para 33 e os de “seco” para 42. O quadro é semelhante neste mês de março. O número se manteve no primeiro grupo e na condição de seco hoje são 47 cidades. 

Quanto ao quadro de chuvas “normais”, 26 municípios apareciam nessa situação em janeiro, 66 no mês seguinte  e em março, o número voltou a baixar para 27. O acumulado no Estado entre os dias 1º e 19 de março mostra boas chuvas, com destaque para o Alto Oeste, Vale do Assu e Seridó.
Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário: