terça-feira, 15 de abril de 2014

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA ELEVAM PADRÃO ASSISTENCIAL NO WALFREDO GURGEL

O sistema de monitoramento eletrônico instalado conta com 76 câmeras 
ASCOM/SESAP

Há mais de um ano, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) vem incrementando seu parque tecnológico, com a aquisição de equipamentos modernos e de última geração. Os investimentos para realização de exames de alta complexidade (como tomografias computadorizadas), o armazenamento das imagens geradas em 3D de alta resolução, o monitoramento através de circuito interno de câmeras e a reorganização da rede lógica, a substituição do antigo link de internet (que antes utilizava ondas de rádio) por nova fiação em fibra ótica (elevando a velocidade de acesso de 8MB para até 45MB) são exemplos das melhorias feitas através da tecnologia em favor da medicina.

“Essas mudanças vêm garantindo maior agilidade na realização e conclusão de exames de alta complexidade, nas rotinas de trabalho das áreas administrativas e, principalmente, na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro.

Entre os maquinários adquiridos recentemente pelo hospital estão um novo banco de dados com capacidade de 15,6 terabytes, para armazenamento de imagens em alta definição, e dois servidores com um total de 128GB de memória RAM. “A aquisição destes equipamentos permitiu a implantação do Picture Archiving and Communication System (Arquivamento de Imagens e Sistema de Comunicação - PACS)”, explica o consultor em Tecnologia e Informação (TI) do HMWG, Lucas Gurgel. “Esse sistema permite que o médico visualize, ainda no setor de politrauma, o resultado da tomografia que acabou de ser realizada no setor de imagem”, exemplifica. Outra vantagem do processo é a não necessidade de espera pela revelação das películas para que seja fechado o diagnóstico.
As imagens 3D podem ser visualizadas, além da sala do politrauma, em outros locais estratégicos, como a sala de laudo, comando da tomografia e em salas do centro cirúrgico. Sob caráter experimental, alguns médicos já foram habilitados e conseguem ver estes resultados em seus iPhones e iPads. “Até o final do ano, com a implantação de uma rede wireless para o Pronto Socorro, iremos habilitar todos os médicos que tenham interesse em acessar esses exames”, adianta Lucas Gurgel.

A sala onde funciona o setor de informática também recebeu melhorias. Atualmente o serviço está equipado com quatro telas de LED de 40”, um iMAC de 27”, um computador dois monitores de 20”, um rack de 42U para armazenamento dos servidores, um rack de 6U para armazenamento dos gravadores de vídeo (DVRs), dois nobreaks de 3200VA e seis de 1400VA, entre outros equipamentos.

O sistema de monitoramento eletrônico instalado ainda em 2013 conta com 76 câmeras, seis monitores LED de 40” e três gravadores de 32 canais cada. Desde então todas as imagens captadas vêm sendo gravadas em três discos rígidos (HDs) de dois terabytes (TB) e podem ser acessadas a qualquer momento. Os equipamentos estão divididos em três categorias de alcance visual: 20, 30 e 50 metros. A primeira, para áreas menores como hall e acessos à área administrativa, a segunda para corredores e áreas de maior extensão e a terceira para ruas e estacionamentos.


Para este ano, a diretora técnica do HMWG, Hélida Maria Bezerra, diz que “o hospital já se encontra em processo de licitação para a aquisição de mais de R$ 240 mil em insumos e equipamentos de rede e informática. Esses novos investimentos garantirão o ordenamento da parte lógica e de cabeamento e a reorganização dos switches também em racks”. Além destes materiais, serão adquiridos ainda: 38 novos computadores, discos rígidos para o datacenter primário, a instalação de um segundo datacenter com quatro servidores, dois digitalizadores de raios-x (equipamentos que irão eliminar a necessidade de filmes para revelação), além da contratação de um sistema de interfaceamento das máquinas do laboratório. Dessa forma, os resultados dos exames poderão ser distribuídos pela rede do hospital, agilizando os atendimentos médicos e eliminando os custos com impressões.

Nenhum comentário: