quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FRANCISCO JOSÉ TEM NEGADO O REGISTRO DE CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

Francisco José não recorrerá


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) negou o registro de candidatura ao ex-deputado estadual Francisco José que tentava voltar à Assembleia Legislativa.
Todos os magistrados seguiram o voto do relator Verlano Medeiros, que entendeu as provas de filiação partidária de Francisco José ao PROS dentro do prazo de um ano antes da eleição eram inconsistentes. "Há relevantes contradições que afastam a comprovação partidária do impugnado", destacou.
Os demais integrantes da corte eleitoral votaram sem a necessidade de argumentar a decisão.
O advogado André Luiz, que defendia os interesses de Francisco José, tentou livrar o ex-deputado da culpa pelos problemas com a filiação partidária. "Está claro que o impugnado só teve atos pela filiação até 5 de outubro de 2013, quando ele assinou a ficha de filiação. Depois daí ele não teve nada a ver e não pode ser penalizado", frisou.
O promotor eleitoral Gilberto Barroso entendeu diferente. "O que despertou suspeita foi o fato da ficha de filiação ter um selo de autenticação do dia 5 de outubro de 2013. Esse dia foi um sábado, data em que não há expediente cartorial. Está claro que não há provas seguras que contradizam o filiaweb (sistema da Justiça Eleitoral que atesta a filiação partidária de candidatos)", concluiu.
As cópias do processo foram encaminhadas ao Ministério Público para apurar possível processo de falsidade ideológica.

Destino 
Com a exclusão de Francisco José da disputa, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) vai precisar encontrar um novo rumo para o seu grupo.
Uma das alternativas é apoiar o nome do vereador Jório Nogueira (PSD), que já está com o registro de candidatura aprovado pelo TRE/RN.
Nos bastidores comenta-se que ele poderia apoiar o candidato a deputado estadual Betinho Segundo (PP). 
Outra alternativa seria lançar um dos irmãos para a Assembleia Legislativa.

Ex-deputado anuncia que não vai recorrer da decisão na Justiça
Por meio de uma nota, o ex-deputado estadual Francisco José comunicou que não irá recorrer da decisão do TRE/RN.
No texto, ele culpa o partido pela decisão. "A coordenação da campanha do enfermeiro Francisco José lamenta informar que, diante dos equívocos cometidos pelo PROS quanto a sua filiação partidária que culminou com o indeferimento do registro de sua candidatura, decidiu não recorrer da decisão do TRE. O “Irmãozinho” aceita a decisão do Pleno, mesmo tendo consciência de ter realizado todos os procedimentos legais dentro dos prazos da Justiça", frisou.
O argumento utilizado é o de não provocar insegurança ao eleitorado. "A decisão foi tomada para evitar a judicialização da campanha e o estabelecimento de mais um clima de insegurança jurídica na cidade de Mossoró, desrespeitando os eleitores que acreditam neste projeto", declarou.
Mais à frente o ex-deputado foi duro com a direção do PROS. "A desorganização do partido causa a seus quadros um enorme prejuízo eleitoral, tendo em vista que o candidato mossoroense tinha força suficiente para ser um dos mais votados, garantindo o fortalecimento da agremiação em nível estadual. Com cinco mandatos em sua carreira política, sendo dois como vereador de Mossoró e três como deputado estadual, Francisco José nunca teve problemas com a Justiça e jamais passou por uma situação como esta", lamentou.
O candidato do grupo do prefeito à Assembleia Legislativa será definido nos próximos dias. "O futuro do grupo político será decidido em reunião e comunicado publicamente para o conhecimento de toda a população do Rio Grande do Norte. No mais, é agradecer a todos que confiaram neste projeto e que continuam torcendo pelo futuro político de Francisco José, o enfermeiro do povo", avisou.

Bruno Barreto
Editor de Política do O Mossoroense


Nenhum comentário: