Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil
A televisão
ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam
mais tempo navegando na internet que na frente da TV. A informação está na
Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de
Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo
com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia
usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de
semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos
dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
"A
diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser
analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está
migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o
ministro da Secom, Thomas Traumann.
De acordo
com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado
pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O
levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de
informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede
como meio de comunicação.
Entre os
usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso
é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a
pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo
percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento
(pergunta de múltiplas respostas).
Em relação
ao grau de confiança no meio, 27% dizem confiar "sempre ou muitas
vezes" nas notícias da internet, ante 58% de confiança nos jornais e 54%
na televisão.
A pesquisa
da Secom revela que uso da internet é mais influenciado pelas características
sociodemográficas que os outros meios de comunicação. “Renda e escolaridade
criam um hiato digital entre quem é um cidadão conectado e quem não é. Já os
elementos geracionais ou etários mostram que os jovens são usuários mais
intensos das novas mídias”, disse Traumann.
Entre os
jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual cai
para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte por renda, a pesquisa
constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco salários-mínimos,
76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, entre os
que têm renda familiar até um salário-mínimo por mês, 20% acessam a internet
com a mesma frequência.
O grau de
escolaridade também influencia a frequência de acesso à rede: apenas 8% dos
entrevistados que estudaram até a 4ª série acessam a internet pelo menos uma
vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre os que têm ensino
superior.
A Secom
identificou baixo nível de participação dos internautas em consultas públicas,
fóruns, enquetes e outros canais de participação promovidos pelo governo em
plataformas online. “É baixo o contato direto entre o cidadão e governos ou
instituições públicas. Apenas 25% dos usuários entraram em contato por e-mail,
formulários eletrônicos, chats, redes sociais, fóruns de discussão
ou de consultas públicas nos últimos 12 meses”, de acordo com o levantamento.
A pesquisa
também constatou baixos percentuais de grau de conhecimento dos usuários da
internet sobre as formas oficiais de comunicação do governo federal na web:
o Portal Brasil, osite do Palácio do Planalto e o Blog do
Planalto). Na pergunta estimulada, 77% dos entrevistados responderam que não
conhecem o Portal Brasil “mesmo que só de ouvir falar” e 81% não conhecem o site do
Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais desconhecido, com 85% de
respostas negativas.
Segundo
Traumann, o levantamento é a maior pesquisa de mercado sobre o tema e é
importante para que o governo defina estratégias de comunicação e publicidade.
"Temos obrigação legal e formal de usar os recursos da melhor forma, da
forma mais eficiente, isso é fundamental para a nossa estratégia de
comunicação". ponderou.
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