quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

MARINHA INICIA "OPERAÇÃO VERÃO" E FOCA EM DEZ PONTOS DO LITORAL POTIGUAR

Da Tribuna do Norte


A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte começa a intensificar as fiscalizações no litoral potiguar a partir do sábado (13), quando dará início à "Operação Verão", que se estenderá até 15 de março de 2015. Ao todo, 100 militares vão atuar na fiscalização de embarcações por toda a costa, com atenção especial a dez pontos específicos.

De acordo com a Capitania dos Portos, o propósito da operação é minimizar o número acidentes náuticos, inibindo a existência de irregularidades na costa e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. O objetivo é orientar os condutores das embarcações.

Na fiscalização, as equipes de inspeção naval verificarão habilitação dos condutores, documentação das embarcações, lotação dos barcos, existência e qualidade de coletes e boias salva-vidas, além de averiguar os extintores de incêndio, luzes de navegação e o estado de conservação das embarcações.

Os focos principais de atuação da Marinha serão os pontos com maior incidência de acidentes, como as praias de Pirangi, Maracajaú, Pipa, Barra do Cunhaú, Tibau, Tibau do Sul e Porto do Mangue, além da Lagoa do Bonfim e Lagoa de Extremoz.

Para conduzir os 100 militares que atuarão na Operação Verão, a Capitania dos Portos contará com apoio de dez embarcações, incluindo lancha, moto aquática e botes infláveis.

Na Operação Verão 2013/2014, foram inspecionadas 2.318 embarcações, sendo 231 notificadas, 53 autuadas e 28 apreendidas. A expectativa é de ampliar esses números na atual operação.

Confira dicas da Marinha para evitar acidentes no mar e em lagoas:

1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube, Marina ou Condomínio;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber passe o timão a alguém habilitado;
8 – Mantenha distância das praias e dos banhistas;
9 - Não conduzir embarcações sem habilitação ou após ter ingerido bebida alcoólica;
10 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.

Nenhum comentário: