terça-feira, 22 de dezembro de 2015

EMPARN PREVÊ CALOR E CHUVAS NA PRIMEIRA SEMANA DE VERÃO



ASSECOM/EMPARN
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 01h48 do dia 22 de dezembro. De acordo com a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), devido a presença do Fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, é previsto que nos meses de janeiro e fevereiro de 2016 as temperaturas máximas na Grande Natal fiquem 1ºC acima do normal. São esperadas neste período temperaturas máximas de 32ºC a 33ºC. Para o interior, as máximas deverão variar entre 36ºC e 37ºC, dependendo da região. As temperaturas mínimas oscilarão entre 24ºC a 26ºC na capital e no interior.

Quanto a chegada das chuvas, segundo a Meteorologia da EMPARN, os meses de janeiro e fevereiro fazem parte da pré-estação chuvosa. As chuvas que ocorrem durante esse meses estão associadas a Sistemas Meteorológicos Transientes (Frentes Frias e Vórtices Ciclônicos de Ar Superior) e dependem muito da condição termodinâmica dos oceanos.     

NATAL E ANO NOVO

Durante a última semana ocorreram chuvas isoladas em algumas localidades do Estado. As chuvas se concentraram mais sobre as Regiões do Médio Oeste, Seridó e Alto Oeste, com índices que variam entre 30 e 70mm. Essas chuvas foram ocasionadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e devido às águas mais quentes no Oceano Atlântico Sul liberarem mais umidade, as instabilidades desse sistema conseguiram produzir boas chuvas, mesmo que de forma isolada.

Esse sistema continuará atuando sobre o Estado durante o Natal, com previsão de ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do estado. Para o ano Novo, as chuvas deverão continuar ocorrendo no interior, com maior intensidade ao longo da faixa litorânea leste.

Nenhum comentário: