sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

EMPARN PREVÊ CHUVAS NO LITORAL E INTERIOR ATÉ O FIM DE SEMANA

 
Via Costeira: fortes ventos derrubaram o pórtico Cidade Viva
As chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (24) deverão se prolongar até o final da semana, no litoral e interior do Estado. Segundo o chefe do Departamento de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as precipitações são causadas pelo fenômeno vórtice ciclônico de ar superior que atuam sobre a região Nordeste e também pelo aquecimento das águas do Atlântico Sul, favorecendo a ocorrência de chuvas.
“A previsão é que esse sistema perdure até o final de semana, mas não com chuvas generalizadas, mas pancadas de chuvas e sem previsão de onde vão cair”, avalia Gilmar Bristot.

O meteorologista alerta que embora possam ocorrer chuvas mais volumosas no interior, com o deslocamento para as regiões de João Câmara, Georgino Avelino e Pedro  elas não são suficientes para recarregar reservatórios de médio e grandes portes do Estado.

“Alguns pequenos reservatórios poderão ser beneficiados, mas não terão impacto na situação hídrica. O maior impacto é na temperatura que está mais amena”, afirma. A temperatura  nesta sexta-feira (25) entre 25ºC e 30,3ºC, com previsão de chuva para todo o feriado natalino na capital potiguar.

Ontem, em diversos pontos da cidade, as chuvas causaram transtorno para a população no início da manhã de ontem. Na Avenida Moema Tinôco, no loteamento Brasil Novo, zona Norte da cidade, a cratera próximo ao cemitério voltou a alagar causando trânsito lento no local. Muitos veículos precisaram desviar por ruas paralelas para evitar o lamaçal. O alagamento no local é recorrente, observa o morador Eduardo Santos. “Qualquer chuva e é o mesmo problema”, afirma.

Os problemas de drenagem no local persistem há mais de uma década. O trecho de 1,1 km está em obras do projeto Pró-Transporte. Parte da avenida também está sendo duplicada, e há a previsão de implantação de faixas exclusivas para ônibus e ciclistas. Com as chuvas, o tráfego de veículos está impossibilitado por praticamente toda a sua extensão.

Na Via Costeira, os fortes ventos derrubaram o pórtico do evento Cidade Viva fixado na rotatória em frente ao Centro de Convenções. A estrutura metálica com banners informativo cederam com a intempérie.

Na Avenida Prudente de Moraes próximo ao cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar, parte de uma árvore caiu o que causou trânsito lento. O problema foi agravado com a interdição e parte da faixa devido o rompimento de uma tubulação da Caern.

Na Lagoa de captação de Nova Descoberta outro problema é que preocupa os moradores. Pneus, entulhos, poda de árvores e até a carcaça de uma geladeira estão amontoados na Rua  Leonardo Drummond, na lateral da lagoa, servindo como criadouro do mosquito da Aedes Aegypt e podendo causar o entupimento do equipamento e de bocas de lobo do entorno.

 A TRIBUNA DO NORTE tentou, sem sucesso, contato com o secretário de obras públicas de Natal, durante toda a manhã de ontem.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: