quarta-feira, 18 de março de 2015

COM REFORÇOS, HELICÓPTEROS SÃO USADOS PARA PATRULHAR GRANDE NATAL

Helicópteros da PRF e Força Nacional reforçam patrulhamento no RN (Foto: Divulgação/PRF)

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) recebeu nesta terça-feira (17) o reforço de dois helicópteros para as missões de patrulhamento no Rio Grande do Norte. Somados ao Potiguar 1, as aeronaves da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional chegam a Natal após o decreto de calamidade no sistema prisional do estado.

Desde a última quarta-feira (11), motins foram registrados em 14 das 33 unidades prisionaisdo estado. Na noite da segunda-feira (16) quatroônibus foram queimados e a frota foi recolhida de volta às garagens por volta das 20h.
Junto dos helicópteros, 215 homens da Força Nacional desembarcaram no Rio Grande do Norte para reforçar a segurança pública do estado.

Crise

Com a exoneração do secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Zaidem Heronildes da Silva Filho, o governo decretou situação de calamidade no sistema prisional. A secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, assumiu a pasta interinamente.

Reinvidicações

Uma TV e um ventilador em cada uma das celas, roupas e tênis para jogar bola na quadra e material de artesanato estão entre as reivindicações dos detentos do presídio estadual Rogério Coutinho, em Nísia Floresta, na Grande Natal.

Os pedidos dos presos, que fazem uma série de rebeliões desde a semana passada, estão em uma carta obtida com exclusividade pelo G1.

Além da carta, detentos gravaram vídeos em que fazem uma série de exigências, como a saída da diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Dinorá Simas (veja abaixo). Esta é a maior unidade prisional do estado e apontada como foco do início das rebeliões.
A Secretaria de Segurança Pública afirma que"não vai negociar com preso".


Nenhum comentário: