terça-feira, 28 de outubro de 2014

COMARCA DE MOSSORÓ INICIARÁ TREINAMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DO PJE

Definido o programa de treinamento dos servidores da Comarca de Mossoró para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), novo sistema de peticionamento e tramitação processual do Poder Judiciário potiguar. A capacitação será realizada a partir da próxima segunda-feira, 3 de novembro, na biblioteca do Fórum Dr. Silveira Martins. O treinamento marca a expansão do PJe no Rio Grande do Norte e sua chegada na região Oeste do Estado. Atualmente, 77 unidades judiciárias já utilizam o sistema, nas comarcas de Natal, Parnamirim e Macaíba.
“Definimos o dia 12 de dezembro para a implantação do PJe. Todo o mês de novembro será para treinamento dos nossos magistrados, servidores efetivos, cedidos e estagiários, bem como dos parceiros do Judiciário”, confirmou o juiz Cornélio Alves de Azevedo Neto, diretor do Foro.
Equipes formadas por servidores de Mossoró e Natal, ligadas à Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, serão facilitadoras dos trabalhos.
Serão dois dias de treinamento para as Varas Cíveis, da Fazenda Pública, de Família e Juizados Cíveis. Magistrados, oficiais de justiça, servidores da Central de Mandados e os multiplicadores do Ministério Público, Procuradorias e Defensoria serão treinados em um dia. O calendário da capacitação se estenderá até 27 de novembro.
Benefícios
O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Fábio Filgueira, aponta como benefícios do processo eletrônico, totalmente virtual, os ganhos com celeridade e controle processual, além de uma maior transparência. O PJe elimina os processos físicos e extingue a necessidade de uma série de procedimentos, hoje feitos manualmente. Outra vantagem é a acessibilidade das partes e advogados ao processo, que fica disponível para consulta.
Nesse sentido, o diretor do Departamento de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação, Kleber Tavares, aponta que o PJe tem contribuído para que a Justiça chegue a um número maior de pessoas. “O PJe proporciona aos advogados a ampliação do horário de trabalho. Utilizando o sistema ele não se restringe mais ao horário de funcionamento da Vara, pois tem a ferramenta disponível 24 horas por dia, podendo ser utilizada em qualquer local. O advogado peticiona mais e já foi constatado um aumento da média de processos distribuídos nas Varas Cíveis de Natal após implantação do PJe”.

Saiba mais
Iniciado em 21 de junho de 2011, o PJe é um sistema para a automação do Judiciário, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre as vantagens, estão a diminuição do tempo para a tramitação dos processos e a economia com insumos.

No RN, as 24 Varas Cíveis da capital Natal, Parnamirim e Macaíba estão completamente informatizadas, além de 16 Juizados Especiais e das duas varas de Precatórios. Junto com o 2º grau, o sistema também será implantado em Mossoró ainda este ano.

Nenhum comentário: