terça-feira, 21 de julho de 2015

CONVÊNIO DE 4 MILHÕES INVESTIRÁ EM ESCOLAS DE MÚSICA EM 41 MUNICÍPIOS DO RN

Quarenta e uma associações dos dez municípios do Rio Grande do Norte foram selecionadas, através do Edital de Bandas Filarmônicas para a Juventude para receberem investimentos de aproximadamente R$ 90 mil. A assinatura do convênio será feita nesta terça-feira (21), às 9h na Escola do Governo.
O recurso deverá ser investido na aquisição de 75 instrumentos musiciais, incluindo materiais de consumo e acessróios, computadores e impressoras, além do apoio de um maestro por 4 meses e a formação técnica sistemática para beneficiários e gestores. 

Os recursos destinados para estes investimentos são do Governo do Estado do RN, através do RN Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e das Finanças. O valor total do investimento é na ordem de R$: 4.081.121,06, com o benefício direto para 2.237 jovens residentes no interior do Estado.

Durante a assinatura dos convênios com as associações serão assinados termos de cooperação entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, com a finalidade de assegurar recursos para a continuidade da banda após o investimento inicial aportado pelo Governo. 

Este termo consiste na garantia do pagamento do regente/maestro, bem como do custeio para manutenção dos instrumentos durante toda a vida útil da banda filarmônica. Além disso, muitas prefeituras disponibilizarão espaço adequado para os ensaios e para a guarda dos instrumentos, assumindo a contrapartida de 10% dos recursos para que as associações se tornem aptas a assinarem o convênio.

“O empenho em favor da evolução social, econômica e cultural de uma população jovem, em sua grande maioria carente, merece a colaboração de todos. Aprender e se dedicar à música estimula o raciocínio lógico, a memória e as atividades intelectuais nos nossos jovens”, diz Julliane Faria, secretária da SETHAS.

Para capacitar e apoiar todo o processo de implantação das 41 bandas filarmônicas foi contratada a Associação Musical e Cultural do RN – AMUSIC, Associação Musical de Cruzeta, com a coordenação do maestro Humberto Dantas, Bembém. 

A AMUSIC tem a função de orientar as associações na aquisição dos instrumentos, formação dos regentes/maestros, formação dos alunos/beneficiários, organização de eventos para apresentação das bandas filarmônicas.

Veja a lista das associações e municípios contemplados no Edital 03/2014 – Bandas Filarmônicas para Juventude

Açu-Mossoró: TIBAU – Associação de Educação e Cidadania Santos Dumont;
Alto Oeste: PARANÁ – Associação Comunitária nossa Senhora de Fatima Povoado de Monte Alegre; ÁGUA NOVA – Associação dos Produtores Rurais Pedro Sobrinho de castro; ENCANTO – Associação Comunitária Novo Horizonte ; PILÕES – Associação Desportiva e Cultural de Pilões (ADECUP),  RAFAEL FERNANDES– Sociedade Beneficente Priscila Sena Lima; RIACHO DA CRUZ – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riacho da Cruz – TENENTE ANANIAS – ADESAN ;SÃO FRANCISCO DO OESTE – Associação Comunitária Oeste Cidadania de São Francisco do Oeste; ALEXANDRIA– Associação dos Produtores da Comunidade do Sítio Jatobá; CORONEL  JOÃO PESSOA– Centro Social Manoel Francisco de Carvalho; RIACHO DE SANTANA – Associação do Bem-estar socioeconômico e cultural santanense; RIACHO DA CRUZ – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riacho da Cruz.

Agreste Litoral Sul: PASSAGEM – Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável dos Moradores da Comunidade da Lagoa da Esperança; 
NOVA CRUZ – Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura Popular Palácio Lauro Arruda Câmara da Cidade de Nova Cruz; 
ARÊS – Núcleo espirita Dr. Juca; ESPÍRITO SANTO– Associação dos Agricultores Familiares e Artesões; VÁRZEA – Associação Comunitária Cultural e de Desenvolvimento Social e Infraestrutura de Várzea; GOIANINHA – Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura de Goianinha ; SERRINHA – Organização para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável;

Potengi: RIACHUELO – Associação Cândido Batista Cavalcante; RUY BARBOSA – Associação Comunitária Minha Saúde Minha Vida; BOM JESUS– Associação Clube de Mães e Idosos Lindalva Gomes; LAGOA DE VELHOS – Associação dos Artesãos de Produtos Agropecuários e Fito derivados – AGROFITO; SANTA MARIA– Associação de Apoio ao Fórum de Políticas Públicas e Sociais de Santa Maria; SENADOR ELÓI DE SOUZA – Associação Agro e Pesca do P.A Passagem do Juazeiro.

Terras Potiguares: SÃO GONÇALO DO AMARANTE – ICPDEF- Instituto Cultural e Práticas Desportivas Florat.
Trairi: CORONEL EZEQUIEL – Associação Assistencial e Cultural Irmã Eliza; PASSA E FICA– Associação Comunitária Rural dos Jovens do Fernando da Pista; SERRA DE SÃO BENTO– ACOCA-Associação Comunitária de Cacimbas; SÍTIO NOVO – Associação Comunitária Chiquinho Fernandes;  SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE– Associação Comunitária Amigos da Casa de Cultura Palácio Borborema Potiguar da Cidade de São Jose do Campestre/RN;  BOA SAÚDE– Associação Comunitária dos Trabalhadores de Boa Saúde; JAÇANÃ – (ACORDES) Associação Cultural de Desenvolvimento Estudantil e Social.

Sertão do Apodi: GOV DIX SEPT ROSADO – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Governador Dix-Sept-Rosado; FELIPE GUERRA– Grupo Arte-é-ria de Teatro e Dança; UMARIZAL– Organização para a Cidadania e Desenvolvimento de Umarizal Terezinha de Souza Fonseca.

Mato Grande: BENTO FERNANDES– Associação Comunitária de Comunicação e Cultura Jaime Ferreira de Andrade.

Sertão Central Litoral Norte: CAIÇARA DO RIO DO VENTO – Associação Comunitária Manoel Barbosa; LAJES- Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura de Lajes; JARDIM DE ANGICOS– Associação dos professores de Jardim de Angicos.

Seridó: BODÓ – Associação de Pais e Mestres.


Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário: