quarta-feira, 14 de maio de 2014

CURSO DE GESTÃO DE ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PREPAROU 72 FAMÍLIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO EM CAMPO GRANDE/RN.






O uso racional da água do cisternão de 52 mil foi o tema principal do curso realizado pelo Núcleo Sertão Verde para 72 famílias rurais de Campo Grande/RN que são participantes da etapa 2014 do Programa 1 Terra e 2 Águas, o P1+2, da parceria da Articulação do Semiárido - ASA com o Ministério do Desenvolvimento Social, do Governo Federal. O projeto consiste em garantir água para as produções familiares.

As famílias participaram por 3 dias numa extensa programação que envolveu ainda em duas visitas as unidades produtivas familiares de João Batista e Roberto de Nazareno, na comunidade rural do Campo de Aviação. "Vi e fiquei animado com a criação de galinhas de Sr. João que vende os animais para um supermercado e a produção de hortaliças orgânicas de Roberto que dá uma boa renda e muita saúde", afirmou o agricultor Ailton Rocha, da comunidade rural do Morcego.

Outro momento importante do curso foi quando os participantes trouxeram amostras das produções diversificadas que existem na zona rural de Campo Grande e fizeram um debate sobre convivência com o semiárido. "Quando a gente viu a mesa sortida de tantos produtos é que percebemos que a nossa terra é rica e o suor do nosso trabalho alimenta as cidades", afirmou Patrícia Costa, do assentamento Canto Fino.

Ao final, o Pe. Ramilson Moura participou do evento e comentou o trabalho desenvolvido pela Articulação do Semiárido através do Núcleo Sertão Verde. "Essa é a missão de levar o bem para as pessoas que mais precisam. A igreja fica feliz em vê as conquistas que vem pela organização das comunidades rurais através das associações comunitárias de Campo Grande", concluiu Pe. Ramilson. Durante a realização do curso teve a apresentação cultural do violeiro Lacerda.


Nenhum comentário: