sexta-feira, 16 de maio de 2014

RN ULTRAPASSA 1 GW DE ENERGIA GERADA POR FONTE EÓLICA

Os dados colocam o estado como o primeiro do Brasil a atingir esse número

O Rio Grande do Norte ultrapassou nesta quinta-feira (15) a marca de 1 GW de energia gerada por parques eólicos. Os dados que colocam o estado como o primeiro do Brasil a atingir esse número e também em destaque no cenário mundial de energia renovável são da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
Com capacidade instalada de 1.163,5 MW e 41 parques em funcionamento, o Rio Grande do Norte é o primeiro lugar nacional na geração de energia por fonte eólica e supera até mesmo países como Noruega (700 MW) e Suíça (50 MW) nesse segmento. De acordo com a Global Wind Energy Council (GWEC) – Conselho Global de Energia Eólica - os números colocam o RN em um seleto grupo onde apenas 24 países alcançaram essa marca.
Destaque do cenário econômico local, o setor eólico é responsável por investimentos privados da ordem de R$ 14 bilhões e constante atração de investimentos. “Nós comemoramos com muita alegria atingir esse marco histórico e isso prova mais uma vez a importância da força dos ventos no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e nos traz mais responsabilidade para desenvolver a indústria de energia eólica em terras potiguares”, comemorou a governadora Rosalba Ciarlini.
A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou ainda o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado para garantir agilidade no processo de implantação dos parques eólicos. “O Governo reconhece o potencial da energia eólica e atua como um grande parceiro dos investidores do setor para garantir agilidade no processo de implantação e resolver qualquer entrave que possa surgir”.
Com a conclusão das obras de reforço do sistema de transmissão no estado, a expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) é que mais 748 MW sejam incorporados aos números de geração de energia até o final deste ano.

Via: De Fato

Nenhum comentário: