quarta-feira, 28 de maio de 2014

'PENA QUE ERREI', DIZ PM QUE ENFRENTOU SOZINHO QUADRILHA QUE EXPLODIU BANCO

 
Cabo Hércules Chacon é comandante da PM em
Carnaubais (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)
Agência do Bradesco foi explodida nesta quarta (28) em Carnaubais, RN.
Cabo Hércules Chacon diz que foi o único a trocar tiros com os criminosos.
Arthur Barbalho Do G1 RN
"Escutei os tiros e fui lá para ajudar meus companheiros, mas quando cheguei vi que estava sozinho. Então atirei para acertar, mas foi uma pena que errei". O depoimento é do cabo da Polícia Militar Hércules Chacon, comandante do policiamento militar no município de Carnaubais, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Mesmo de licença médica, o policial foi o primeiro a chegar até a agência do Bradesco - que foi alvo de uma explosão na madrugada desta quarta-feira (28). O policial havia quebrado a perna há poucos dias e, mesmo usando muletas por ordem médica, saiu de casa e pulou os muros da vizinhança para tentar impedir a ação da quadrilha.

Chacon contou ao G1 que acordou com o barulho da explosão. Em seguida, ouviu vários tiros. "Foram muitos disparos. Eu moro próximo à agência. Saí daqui pulando os muros e subindo nos telhados dos vizinhos até chegar aos Correios, que fica próximo ao banco. Quando cheguei, não vi nenhum policial. Então comecei a atirar para tentar retardar a ação deles até a chegada do reforço", disse o cabo.

Agência do Bradesco em Carnaubais ficou completamente destruída com a explosão; carro também foi atingido por vários disparos (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)

Ainda de acordo com o policial, os criminosos não o viram. "Eles não sabiam de onde eu estava atirando e não sabiam para onde revidar. Eles atiraram pra todos os lados. Estavam em duas caminhonetes e uma carro de passeio. O objetivo era tirar a atenção deles para dar tempo do efetivo policial chegar ao local. Mas atirei pra acertar. Uma pena que errei e eles conseguiram fugir antes da chegada dos colegas", lamentou. "Aqui na cidade nós somos quatro PMs. Os colegas vieram também, mas quando os outros três chegaram a quadrilha já tinha fugido", acrescentou.

O Grupamento Tático Operacional (GTO) deAssu, com reforços dos policiamentos ostensivos de Pendências e Alto do Rodrigues também se deslocaram até a região em buscas dos criminosos, mas quando chegaram aCarnaubais nenhum suspeito foi encontrado.
Bravura e promoção
Esse não foi a primeira vez que o policial militar teve de agir sozinho. Em 2003, Chacon impediu um assalto a um supermercado no município de Porto do Mangue. Na ocasião, seis homens tentavam assaltar o local e chegaram a fazer reféns. À época, Chacon era soldado. Ele foi baleado na clavícula e nas pernas, mas conseguiu ferir três dos cinco suspeitos. Cinco deles foram presos. "Acertei três dos cinco que conseguimos prender. Infelizmente quatorze pessoas foram feridas pelo bando, mas o mais importante é que nenhuma delas morreu e que conseguimos impedir o assalto", relembrou.
A atitude do soldado rendeu uma promoção. Segundo o coronel Lenildo Sena, subcomandante da policiamento militar no interior do estado, Chacon foi condecorado por bravura e promovido a cabo.
Para Chacon, a atitude que tomou nesta madrugada foi algo normal. "Para mim foi normal. Fiz o que qualquer policial faria. Sei que estou com esse problema, tendo que andar de muletas, mas senti que precisava ajudar meus companheiros. Só fico chateado por não ter segurado eles a tempo da equipe chegar", afirmou.
A explosão
Segundo a Polícia Militar, os criminosos usaram dinamite para detonar os caixas do Bradesco. A explosão aconteceu por volta das 2h30 desta quarta-feira (28). Na fuga, eles ainda atiraram várias vezes em uma caminhonete que estava estacionada na frente da agência, que ficou completamente destruída. A quantia levada pela quadrilha não foi revelada. A cidade de Carnaubais fica a pouco mais de 200 quilômetros de Natal.

O Grupamento Tático Operacional (GTO) de Assu, com reforços dos policiamentos ostensivos dePendências e Alto do Rodrigues também se deslocaram até a região em buscas da quadrilha, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Nenhum comentário: