quarta-feira, 14 de maio de 2014

DELEGADO PEDE IMAGENS DO CIOSP

Familiares de Washington pedem expulsão do soldado Fábio, autor do disparo que matou o garoto

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) aguarda o envio de informações da Polícia Civil para  averiguar se há necessidade de instaurar procedimento administrativo de investigação contra o soldado Fábio Costa dos Santos. O policial é acusado pelos familiares de Washington Silva do Nascimento, 14 anos, de ter assassinado o adolescente no fim da tarde do último sábado, dia  10. O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia Civil, de Brasília Teimosa.

Fábio dos Santos está, atualmente, lotado na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em João Câmara. No último sábado, o policial se envolveu numa ocorrência que ainda não foi explicada corretamente. Há duas versões para o caso que acabou vitimando o adolescente Washington do Nascimento.

Segundo informações prestadas pelo soldado Fábio na delegacia de plantão zona Sul, ele estava na praia do Forte, juntamente com familiares, quando, supostamente, dois jovens teriam tentado assaltar a esposa dele. Um dos assaltantes teria atirado contra a família do policial e, para se defender, o PM teria atirado contra os supostos bandidos.

Próximo ao local onde ocorreu o suposto assalto, um grupo de rapazes jogava bola. Quando o policial disparou, acabou acertando o adolescente Washington do Nascimento que, segundo a família, estava apenas jogando bola, como era de costume.

Policial e familiares já foram ouvidos pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso, Elivaldo Jácome, da 2ª DP, espera resultados do laudo necroscópico, bem como a perícia na arma do crime e imagens de câmeras existentes no local para dar prosseguimento à investigação. “Outras pessoas devem ser convocadas para depor. Já solicitamos as imagens ao Ciosp e aguardamos resultado das perícias”, disse.

O comandante da PMRN, coronel Francisco Araújo, informou que o comando poderá abrir um procedimento investigativo caso as informações da polícia civil apontem para algum erro do policial. “Vamos analisar o caso. É bom deixar claro que o soldado não estava trabalhando. As informações que nós temos apontam que ele é um policial de conduta exemplar”, disse ele.

A família de Washington está revoltada com a morte do garoto. “Meu filho não era bandido. Nunca se envolveu em confusão. Não bebia, não fumava”, disse Wellington Dias, 42 anos, pai da vítima. “O presente que eu recebi da polícia, no dia das mães, foi o corpo do meu filho. Estou inconformada. Eu quero justiça”, afirmou Marineide Silva, 45 anos.

Na última segunda-feira, dia 12, amigos do adolescente organizaram um protesto para pedir esclarecimentos sobre o caso. No próximo sábado, dia 17, o grupo de amigos vai promover uma partida de futebol à beira da praia – onde sempre Washington jogava – para lembrar o garoto. “A vida dele era me ajudar e jogar bola. O sonho dele era ser jogador de futebol. Agora, quero que a justiça seja feita. Esse policial precisa ser expulso da polícia e preso”, afirmou Wellington.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: