sábado, 24 de maio de 2014

USINA DE ENERGIA SOLAR COMEÇA A OPERAR NO ALTO DO RODRIGUES

O trabalho de implantação da usina solar começou a ser instalada em abril de 2013 ao lado Termoaçu - Usina Termelétrica do Vale do Açu Jesus Soares Pereira.
A Petrobras é acionista majoritário da usina solar e a expectativa é de que gere 1,65 GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono.
A construção da usina faz parte de uma iniciativa liderada pela Petrobras, dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Esse projeto compreende ainda a construção de uma plataforma experimental (usina modelo), com capacidade para gerar 10 kW, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).
A Petrobras também foi pioneira na instalação de parque eólico no Rio Grande do Norte. A usina foi inaugurada na Casqueira, em 2004, com três torres eólicas.
O segundo grande projeto foi de grande de porte. A Termoaçú, na localidade São José, no Alto do Rodrigues, tem capacidade instalada para 340 megawatts. Trata-se de um investimento de 1 bilhão de dólares, que foi inaugurado há poucos anos.
A Petrobrás também cogita instalar uma mini hidrelétrica nas comportas da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu.
Do De Fato


Nenhum comentário: