quinta-feira, 29 de maio de 2014

REDUÇÃO DA VAZÃO DA ARMANDO RIBEIRO REDUZ O ABASTECIMENTO EM 25% DE MOSSORÓ



A diminuição de vazão na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem provocado falta de água em parte de Mossoró e em cidades vizinhas. Com essa redução, foi afetado o abastecimento de água em 100% de Assu, 25% de Mossoró, 50% de Serra do Mel, além de 100% da comunidade de Palheiros III, município de Upanema.
 
O sistema também é responsável por 100% do abastecimento de várias comunidades em Mossoró e Serra do Mel, incluídas na lista de localidades com abastecimento prejudicado. São elas Hipólito I, Hipólito II e Quixaba, em Mossoró; Maracanaú, Corda de Sombra I, Corda de Sombra II, Favela e Mulunguzinho. 

Segundo a gerente de Controle de Empreendimentos da Caern, engenheira Geny Formiga, mesmo com a providência tomada na manhã desta quarta-feira pela ANA, abrindo a comporta para a vazão de 6 m3 / s, o sistema deve demorar pelo menos 72 horas para atingir a situação de normalidade. É o tempo necessário para que ocorra a pressurização das adutoras Jerônimo Rosado e Assu. 

A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirma que está fazendo gestões junto à Agência Nacional de Águas (ANA) para solucionar o mais rápido possível o problema da paralisação.

Na última segunda-feira (26), a ANA, responsável pela operação do Sistema Curemas-Açu, reduziu a vazão da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves de 6 m3 / s para 5 m3 / s, causando a falta de água no Sistema de Captação e Tratamento de Assu.

Ao tomar conhecimento, a Caern imediatamente entrou em contato com a Superintendência de Usos Múltiplos e Eventos Críticas da ANA, e hoje pela manhã a agência já providenciou a abertura para a vazão anterior.

O Sistema Curemas-Açu, localizado na Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, é constituído de dois grandes reservatórios: O Curema-Mãe D’Água, na Paraíba, e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte.

O rio Piranhas-Açu, perenizado por esses reservatórios, é de domínio da União. A operação do sistema é de responsabilidade da ANA e do Dnocs, com apoio dos órgãos gestores dos estados da Paraíba (AESA) e Rio Grande do Norte (Semarh e Igarn).

Na manhã de ontem (28), os gerentes das Regionais Mossoró e Assu da Caern, Nehilton Barreto e Antônio de Pádua, estiveram na captação da adutora Jerônimo Rosado, localizada às margens do rio Piranhas/Açu, nas imediações do balneário da barragem da Armando Ribeiro Gonçalves para avaliar a situação.

Na captação, durante a manhã de hoje, o volume acumulado ainda era muito baixo para fazer a captação de água normalmente. Nos dois locais visitados pelos gerentes haviam técnicos que trabalham para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) realizando medições na barragem.

Os gestores afirmaram sobre a preocupação com a redução na vazão e os técnicos garantiram que iriam regularizar a vazão para permitir a captação normal.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: