segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CAERN CONFIRMA RACIONAMENTO DE ÁGUA EM CIDADES DA REGIÃO SERIDÓ

Municípios ficarão pelo menos dois sem água

Da Tribuna do Norte

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) confirmou para esta quarta-feira (25) a implementação do racionamento de água em caráter experimental em quatro municípios da região Seridó do estado. De acordo com o órgão, cada município deve ficar cerca de dois dias sem o fornecimento.

Os municípios afetados foram os de Florânia, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó. Segundo a companhia, a distribuição controlada acontece após o açude Pinga, que atendia a cidade de Cerro Corá, na região Central, ter secado. Assim, a cidade passará a ser abastecida pela adutora Serra de Santana, que atende as quatro localidades da região Seridó.

De acordo com o engenheiro Wellington Assis de Queiroga, responsável pelo fornecimento de água no Seridó, os municípios de Florânia e São Vicente ficarão sem abastecimento entre às 6h das segundas-feiras e às 6h da quartas-feiras. Em Lagoa Nova e Bodó, a suspensão acontece das 6h das quartas-feiras até às 6h das sextas-feiras. Já em Cerro Corá em outras 196 comunidades rurais, a água deixa de chegar das 6h das sextas-feiras até o mesmo horário das segundas-feiras.

De acordo com a Caern, a água da adutora Serra de Santana vem da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, atualmente a maior do estado. De acordo com o Queiroga, a captação da água na barragem precisa ser feita no ponto mais distante da margem, onde a profundidade é maior e consequentemente, a qualidade é melhor.

Além de Florãnia, São Vicente, Lagoa Nova, Bodó e Cerro Corá, atualmente a adutora Serra de Santana atende também as cidades de Jucurutu, Tenente Laurentino e Santana do Matos.

A Caern não informou por quanto deve manter o rodízio de abastecimento.

Nenhum comentário: